A UFF (Universidade Federal Fluminense) adota o sistema de cotas raciais em seu processo seletivo desde 2003, por meio do qual são reservadas vagas para candidatos que se autodeclarem negros (pretos ou pardos) ou indígenas. Essa política tem como objetivo ampliar o acesso de grupos historicamente sub-representados no ensino superior e promover a igualdade de oportunidades.

UFF se destaca entre as dez melhores universidades federais do Brasil,  segundo o ranking ARWU 2022 | Universidade Federal Fluminense
UFF se destaca entre as dez melhores universidades federais do Brasil

Atualmente, a UFF reserva 50% das vagas de seus cursos de graduação para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo que parte dessas vagas (25%) é destinada a candidatos que se autodeclarem negros ou indígenas. Além disso, a universidade também reserva vagas para pessoas com deficiência e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, independentemente da escola de origem.

Vale ressaltar que a política de cotas raciais da UFF é baseada na autodeclaração dos candidatos, sem exigência de comprovação por meio de critérios biológicos ou culturais. A universidade também tem uma comissão permanente de verificação da veracidade da autodeclaração, que pode realizar entrevistas para confirmar a condição do candidato.

Jovem negro sorridente no dia da formatura na universidade em pé com grupo  multiétnico de amigos. educação, qualificação e conceito de vestido. | Foto  Premium
Ingressaram pela política de cotas raciais na Universidade Federal Fluminense, certa de 2.028 estudantes pretos, pardos e indígenas

Nos semestre de 2022.1 e 2022.2 , ingressaram pela política de cotas raciais na Universidade Federal Fluminense, certa de 2.028 estudantes pretos, pardos e indígenas, segundo dados oficiais da COSEAC – Coordenação de Seleção Acadêmica. Foram oferecidas no total 9.014 vagas para os candidatos oriundos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as vagas para centenas de cursos de graduação foram ofertadas e distribuídas em 8 municípios do estado do Rio de Janeiro, no qual a UFF tem campus.

Esses são dados referentes ao processo de matrícula UFF -SISU 2022.1, dados da COSEAC UFF;

Matrículas:

L2:  553 alunos matriculados

L6:  561 alunos matriculados

L10: 15 alunos matriculados

L14: 19 alunos matriculados

Total: 1.148 alunos matriculados

Esses são dados referentes ao processo  matrícula UFF -SISU 2022.2, dados da COSEAC UFF;

Matrículas:

L2: 419 alunos matriculados