É com muita tristeza e pesar que comunicamos o falecimento da Pró-Reitora de Graduação da UFF, Profa Alexandra Anastácio.
Alexandra foi a idealizadora e fundadora da Comissão Afide e como principal membra dessa comissão foi incansável na luta pela institucionalização e expansão dos políticas afirmativas na UFF.
Mulher negra, lutadora, brilhante e profissional de excelência, Alexandra colocou toda a sua força para que mais mulheres negras e as populações minorizadas tivessem acesso ao ensino superior de qualidade, e por isso lutou com muita força por uma educação antirracista, igualitária, promovendo ações que pudessem diminuir os números das desigualdades no acesso ao ensino superior.
A UFF perde uma profissional exemplar e insubstituível. Nós da comissão Afide, perdemos uma inspiração, uma companheira e amiga de lutas contra o racismo e as desigualdades.
Alexandra é um exemplo de mulher negra que com todas as dificuldades, como o racismo e o machismo que ainda perdura em nossa sociedade, alcançou um lugar de poder e se destacou numa das Pró-Reitorias mais importantes da UFF.
Alexandra seguirá como uma luz para nós e também para muitas meninas e mulheres negras que desejarem seguir a carreira acadêmica.
Nossos sentimentos aos seus amigos e familiares.
Alexandra presente!
Por Ana Paula Silva
Chefe de Divisão da Coordenação de Equidade e Inclusão (PROAES/UFF) de Relações Étnico- Raciais, Gênero e Sexualidade
Comentários