Docentes negras e negros estão sendo sistematicamente impedidos de tomar posse em concursos públicos nas universidades federais. O Caso Ilzver, na Universidade Federal de Sergipe; o Caso Gabriela, na Universidade Federal de Goiás; o Caso Hugo Felipe, na Universidade Federal da Bahia; a Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Federal em Alagoas pedindo 88 vagas que deveriam ter sido ocupadas por docentes negros; a Ação Civil Pública do Ministério Público Federal em Sergipe, com igual objetivo; as pesquisas do IPEA e ESGAP que mostram que nenhuma universidade cumpre efetivamente a Lei 12.990/14; constituem exemplos práticos das burlas pelas quais as políticas de cotas para docente negros nas universidades passaram em quase 10 anos da sua promulgação, negando acesso ao emprego público a pesquisadores negros e impedindo que eles partilhem benefícios historicamente concentrados pela elite intelectual branca que ocupa os departamentos das instituições de ensino superior e que fazem, e sempre fizeram, renda e carreira, juntamente com os seus, às custas do orçamento das universidades públicas.

Dia 13/03, segunda-feira, estaremos ao vivo no Canal do Ginga no Youtube debatendo essa questão, na live “Cotas na docência universitária: perspectivas e desafios” com as Professoras Marcia Lima (USP) e Ana Paula da Silva (UFF) o Professor Ilzver Matos (Prefeitura de Aracaju). A mediação é da Professora Luena Nunes Pereira (UFRRJ).